CGE participa de evento Abraçando o controle social

22 de fevereiro de 2019 - 10:02 # #

“Abraçando o controle social” foi o tema do encontro voltado para profissionais da contabilidade realizado, nesta quinta-feira (21), no Tribunal de Contas do Estado do Ceará, para discutir Ouvidoria, Transparência e Acesso à informação. O secretário da CGE, Aloísio Carvalho, e o secretário executivo, Marconi Lemos, participaram do evento.

Em sua fala, o secretário da CGE, Aloísio Carvalho, lembrou da mensagem do Governador enviada à Assembleia. “Faço questão de ler aqui um trecho da mensagem do governador Camilo Santana, que fala muito sobre a atuação e importância do controle social. O governador diz: Destaco que nosso Estado é tido hoje como modelo de transparência, reconhecido pelo Ministério Público Federal com nota máxima. Investir mais, e com mais qualidade e eficiência, deve ser obrigação do serviço público, e disso não abrimos mão”.

“Esses resultados não se devem ao acaso, posto que nosso governo, na ênfase à Gestão para Resultados, investiu originalmente em transparência, controle e participação social, desde o desenvolvimento e implementação do Programa de Integridade do Poder Executivo do Estado do Ceará, conquistando, em 2018, o Prêmio Transparência e Fiscalização Pública, concedido pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. Assim como a Plataforma Ceará Transparente, que reuniu os sistemas de Ouvidoria, Transparência, Acesso à Informação do Estado e Participação Cidadã, recebendo mais de 2,2 milhões de acessos. Tal plataforma chegou a receber reconhecimento internacional, o que aumenta ainda mais a nossa responsabilidade”.

O encontro contou ainda com o painel “Contabilizando atitudes, multiplicando boas práticas”. O auditor Ítalo Brígido foi um dos painelista desse tema. O evento foi uma iniciativa do Conselho Federal de Contabilidade.