CGE e Seplag lançam nova funcionalidade de participação cidadã na plataforma Ceará Transparente durante Bienal do Livro

21 de agosto de 2019 - 14:59

O lançamento acontecerá nesta quinta-feira (22), às 11h, no espaço Casa Juvenal Galeno

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) e a Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado (Seplag) lançarão, nesta quinta-feira (22), uma nova funcionalidade de participação cidadã na plataforma Ceará Transparente, durante a 13ª edição da Bienal Internacional do Livro do Ceará. A nova funcionalidade visa garantir ao cidadão a participação no processo de construção do Plano Plurianual (PPA) que norteará as diretrizes do Governo do Estado para os próximos quatros anos de gestão. O lançamento acontecerá às 11h, no espaço Casa Juvenal Galeno.

“Os cidadãos são os destinatários da ação governamental. É por eles que existimos e é para eles que trabalhamos. Assim, nada mais justo que lançarmos essa nova funcionalidade, que vai ser utilizada em prol da priorização das políticas públicas que vão atender a população, em um espaço público que possui um grande fluxo de pessoas, como a Bienal do Livro”, destacou o secretário executivo da CGE, Marconi Lemos.

“Com esta ação, nós queremos tornar efetiva a disposição do Governo do Estado em envolver o povo cearense na gestão pública. O Ceará Transparente, por si só, já reflete esta preocupação. Por meio dele o cidadão pode se comunicar com os gestores estaduais e ter acesso às diversas informações de seu interesse, inclusive sobre como e onde o Estado está planejando e aplicando os recursos recolhidos da população, ao tempo que oportuniza ao cidadão a se manifestar sobre a sua satisfação com a qualidade dos serviços públicos prestados à população”, frisou.

Saiba mais

Com a nova funcionalidade de participação cidadã, a população é convidada a votar nas estratégias que comporão o Plano Plurianual 2020-2023 e que poderão ser priorizadas pelo Governo do Estado do Ceará durante a execução do documento.

As estratégias disponíveis na funcionalidade foram definidas durante oficinas regionais, realizadas pela Seplag, durante a primeira etapa de construção do planejamento, iniciada no primeiro semestre deste ano.

O PPA é o instrumento de planejamento que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública Estadual para as despesas de capital e outras delas decorrentes, além disso declara as escolhas pactuadas com a sociedade e contribui para viabilizar os objetivos propostos na consecução dos resultados almejados.

Serviço

Lançamento do módulo “Votação de estratégias do PPA 2020-2023”, na plataforma Ceará Transparente

Local: Espaço “Casa Juvenal Galeno”, na Bienal Internacional do Livro do Ceará

Data: 22 de agosto de 2019