CGE realiza curso básico de Ouvidoria para servidores públicos da Prefeitura Municipal de Aracati

30 de agosto de 2019 - 11:14

A capacitação acontecerá nos próximos dias 02 e 03 de setembro, na sede COGEM

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) ministrará, nos próximos dias 02 e 03 de setembro, o curso básico de Ouvidoria para os servidores e colaboradores da Prefeitura Municipal de Aracati, e de municípios e órgãos do Governo do Estado presentes na região. Solicitada pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Aracati (COGEM), a capacitação tem como objetivo qualificar os profissionais quanto a noções básicas da atividade de Ouvidoria, aos princípios e objetivos do Sistema Estadual de Ouvidoria e a Lei de Acesso à Informação.

“É de suma importância a parceria da CGE com os municípios, no aprofundamento e discussão dessas temáticas e na qualificação dos servidores públicos.  Nosso interesse é que todos possam prestar um serviço de qualidade para a população, a partir do tratamento das manifestações encaminhadas às Ouvidorias, promovendo a participação dos cidadãos na administração pública por meio da escuta ativa e fomentando o controle social”, destacou o articulador da Coordenadoria de Ouvidoria da CGE e instrutor do curso, Jean Lopes.

Durante a capacitação, serão abordados ainda os seguintes assuntos: Histórico das Ouvidorias e Arcabouço legal Lei nº. 13.460/2017 – Defesa do Usuário do Serviço Público; Lei nº. 13.726/2018 – Lei de Desburocratização e Simplificação; Espaço de Cidadania e Participação Cidadã; Excelência no atendimento de ouvidoria; Tipos de Manifestação (Apuração de Denúncia); Mediação de conflitos; Importância da Resposta/Linguagem Cidadã; Ouvidoria como instrumento de Gestão (Relatórios gerenciais; Indicadores); e Noções de Lei de Acesso à Informação.