Governo do Estado amplia atendimento telefônico de ouvidoria e acesso à informação

18 de setembro de 2019 - 09:27

A Central de Atendimento Telefônico 155 ganha novo horário de atendimento e passará a funcionar das 07h às 20h

Visando garantir uma maior cobertura aos serviços de Ouvidoria e Acesso à Informação prestados pelo Governo do Estado do Ceará aos cidadãos, a Controladoria Ouvidoria Geral do Estado (CGE) disponibiliza um novo horário de atendimento para a Central de Atendimento Telefônico 155, localizada em Canindé. O Call Center do Estado passará a funcionar das 07h às 20h.

O secretário de Estado Chefe da CGE, Aloísio Carvalho, explica que a mudança, além de fortalecer o serviço, visa também assegurar o direito do cidadão em participar da gestão pública. “Atualmente, a Central 155 é o principal canal de captação de demandas de controle social destinadas ao Governo do Estado. Isso se deve ao caráter humanizado que o serviço tem, já que os atendimentos são feitos diretamente com pessoas treinadas para estabelecer a comunicação interpessoal. Assim, nós estamos disponibilizando este novo período de funcionamento”, afirmou.

“Nosso objetivo é possibilitar cada vez mais que o cidadão exerça sua cidadania e nos ajude a construir uma gestão participativa. Como órgão gerenciador dos serviços de controle social do Estado, cabe a CGE fomentar na população o hábito de se comunicar com o Estado”, frisou.

Central em números

Como principal canal de comunicação entre o cidadão e o Governo do Estado do Ceará, a Central 155 contabilizou, de janeiro de 2008, data de implantação do Call Center, até o final do primeiro semestre deste ano, cerca de 927 mil ligações atendidas.

No último ano de 2018, dos mais de 50 mil registros realizados, 31.165 foram direcionados para a Ouvidoria e 19.449 para o Serviço de Informação ao Cidadão. É importante ressaltar que além dos registros de ouvidoria e de acesso à informação, as demais ligações recebidas pela Central foram para fornecer acompanhamento ou resposta das demandas registradas, além de outras demandas que foram recebidas, mas que seriam de responsabilidade de outros poderes. Vale ressaltar ainda que só durante este primeiro semestre, o Call Center registrou 27.629 demandas.

“A Central tem como função receber as ligações originadas dentro do estado do Ceará a partir do tridígito 155, efetuar os registros de ouvidoria, pedidos de informações, consultas e retornos das manifestações aos cidadãos que optaram em receber suas respostas por telefone, bem como realizar a pesquisa de satisfação. As demandas acolhidas pela Central 155 são encaminhadas automaticamente aos órgãos competentes”, explicou a orientadora da Célula da Central de Atendimento 155, Zeneide Araújo.

A Central trabalha para universalizar o acesso ao serviço de Ouvidoria do Estado e permitir que o cidadão manifeste sua opinião sobre a administração pública estadual, contribuindo para a qualidade e a transparência das ações do Governo do Estado. A Central de Atendimento Telefônico 155 disponibiliza atendimento de segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas, sem custo nenhum para o cidadão.