Contas de Gestão 2020 é tema de fórum promovido pela CGE

17 de março de 2021 - 15:01 # #

O evento registrou a participação de mais de 200 profissionais atuantes nas áreas administrativo-financeira, jurídica, desenvolvimento institucional e planejamento do estado

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) promoveu, na manhã desta quarta-feira (17), a 47ª edição do Fórum Permanente de Controle Interno. O evento trouxe para o foco das discussões o processo de prestação das contas de gestão relativas ao ano de 2020. Na ocasião, foram apresentados detalhes do Relatório de Controle Interno (RCI-Gestão) e trilhas de auditorias utilizadas na elaboração do documento, além do Sistema Ágora.

O secretário de Estado Chefe da CGE, Aloísio Carvalho, destacou a importância do fórum. “A prestação anual de contas da gestão é um processo muito importante para o estado, onde a CGE, como órgão central de controle interno, atua ativamente. Desta forma, nós estamos sempre buscado aperfeiçoar as nossas ferramentas de trabalho e capacitar os profissionais atuantes no processo a fim de gerar melhores resultados”.

O Fórum contou ainda com a participação do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), Valdomiro Távora, e do secretário executivo da CGE, Marconi Lemos, e do secretário de Planejamento e Gestão Interna, Paulo Roberto Nunes. Ao todo, o evento registrou a participação de mais de 200 profissionais atuantes nas áreas administrativo-financeira, desenvolvimento institucional e planejamento e jurídica do estado.

Atividades

A analista de controle externo do TCE, Luciana Queiroz, apresentou detalhes do funcionamento do Sistema Ágora e destacou a importância do sistema para o processo de prestação de contas. “O Ágora é responsável pela automatização dos dados e peças processuais que integram os processos de prestação de contas anuais”.

A analista também aproveitou para comentar sobre o papel do controle interno no processo. “Cabe a CGE e as setoriais de controle interno o preenchimento do formulário de Autoavaliação do Controle Interno, a realização de auditorias nas contas dos responsáveis sob seu controle (Relatório, Certificado de Auditoria e Parecer), e o acompanhamento do preenchimento e submissão das Prestações de Contas dos Jurisdicionados sob seu controle”.

Em seguida, o coordenador de Controladoria da CGE, Marcelo Monteiro, e o orientador da Célula Informações de Controle, Marcos Nagaki, apresentaram informação pertinentes ao RCI-Gestão, como o processo elaboração do documento e a Inserção de documentos do Controle Interno no Sistema Agora.

Para encerrar o evento, a coordenadora de Auditoria Interna, Ana Luiza Cruz, e a articuladora, Emiliana Leite, apresentaram uma análise das trilhas de auditoria utilizadas no processo de prestação de contas.

Clique aqui para acessar o conteúdo apresentado no evento.