CGE apresenta resultado da avaliação de serviço do Programa Auxílio Catador

12 de agosto de 2021 - 14:59

Ao todo foram ouvidos representantes das 42 associações cearenses e 229 catadores

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) apresentou, nesta quinta-feira (12), o resultado da pesquisa de avaliação do Programa Auxílio Catador, disponibilizado pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA). A apresentação aconteceu durante reunião realizada com a participação de gestores e técnicos da CGE, SEMA e IPECE.

O objetivo da pesquisa foi promover a melhoria do serviço e das políticas públicas estaduais por meio de uma avaliação criteriosa de qualidade realizada pelos usuários. Ao todo foram ouvidos representantes das 42 associações cearenses e 229 catadores. Vale lembrar ainda que a avaliação foi direcionada ao serviço prestado durante o ano de 2020.

A avaliação do programa, a partir da visão do cidadão, nos possibilitou dar voz às opiniões dos catadores e obtermos sugestões valiosas, visando a melhoria desse serviço público ofertado e a sua maior eficiência”, afirmou o auditor de controle interno da CGE, Benevides Lobo.

Como a pesquisa foi aplicada?

Utilizando a base de dados do serviço fornecida pela SEMA, os atendentes da Central de Atendimento Telefônica 155 entraram em contato, por meio de ligação telefônica, com os representantes das associações e com os profissionais de coleta que tiveram acesso ao auxílio durante o ano de 2020.

Durante a pesquisa, foram realizadas perguntas como: Há quanto tempo você é associado? Como você ficou sabendo da existência do Programa Auxílio Catador? De uma forma geral, qual o seu nível de satisfação com o serviço de pagamento do auxílio catador? Houve atraso no pagamento do benefício?

Programa Auxílio Catador

O programa é uma política pública do Estado, iniciada como emergencial e agora regulamentada como política permanente, que concede um benefício mensal de ¼ de salário-mínimo, equivalente a R$ 275,00, aos catadores que atuam na coleta de resíduos sólidos.