EnglishFrenchPortugueseSpanish
EnglishFrenchPortugueseSpanish

CGE promove Oficina para a Construção dos Relatórios de Gestão de Ouvidoria

24 de novembro de 2021 - 08:47

A capacitação tem como objetivo qualificar os ouvidores setoriais do Poder Executivo Estadual para construção dos relatórios de gestão na área de ouvidoria

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) está realizando, ao longo desta semana, dos dias 22 a 26 de novembro, a Oficina para a Construção de Relatórios de Ouvidoria 2021. A capacitação, que está sendo realizada em cinco turmas, tem como objetivo qualificar os ouvidores setoriais do Poder Executivo Estadual para construção dos relatórios de gestão na área de ouvidoria.

O instrutor da oficina e articulador de Ouvidoria da CGE, Jean Lopes, explica como os relatórios podem auxiliar as setoriais a otimizarem os serviços ofertados pelo Estado. “O principal objetivo desse instrumento de gestão é a Ouvidoria prestar contas à sociedade por meio da transparência das suas ações e dos resultados alcançados, oportunidade que o ouvidor tem de forma alinhada com a gestão do órgão/entidade de apresentar sugestões de melhorias para o aprimoramento do serviço público, bem como apresentar os benefícios e resultados alcançados a partir da gestão das demandas de ouvidoria”.

O documento se destina ainda às áreas institucionais dos órgãos e entidades, que terão oportunidade de conhecer o trabalho e a atuação da ouvidoria de forma mais abrangente, bem como conhecer as fragilidades e oportunidades de melhoria para o aprimoramento do serviço público, decorrentes das demandas apresentas pela população”, explicou.

Durante a capacitação, os ouvidores estão sendo apresentados ao processo de elaboração dos relatórios gerenciais, compreendendo sua estrutura, especificações e sugestões, análises quantitativas geradas pelo Ceará Transparente, a construção dos indicadores de resolutividade e de satisfação dos usuários, além da análise de alguns pontos do relatório geral de 2020 e do novo formato de apresentação das boas práticas no serviço de Ouvidoria. A Oficina para a Construção de Relatórios de Ouvidoria 2021 está sendo promovida com o apoio da Escola de Gestão Pública do Estado (EGP).

Relatórios de Gestão de Ouvidoria

Em consonância com o Decreto nº 33.485/2020, Instrução Normativa n° 01/2020 que regulamentam o Sistema Estadual de Ouvidoria, e com a Lei Nacional 13.460/2017, que dispõe sobre os direitos dos cidadãos e atribuições das ouvidorias como canal de entrada das manifestações, as Ouvidorias setoriais do Poder Executivo Estadual devem apresentar anualmente um relatório abordando um panorama geral dos resultados das suas atividades no âmbito do Sistema Estadual de Ouvidoria.