CGE implementa Modelo de Capacidade de Auditoria Interna

28 de dezembro de 2021 - 15:49

O processo de implementação foi marcado pela publicação do Referencial Técnico da Atividade de Auditoria Interna Governamental

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) encerra o ano de 2021 avançando no processo de implantação do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM). A metodologia, com implementação fomentada pelo Banco Mundial e o Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI), busca possibilitar a identificação dos elementos necessários para uma auditoria interna efetiva, de modo a fornecer um plano sequencial, lógico e evolutivo para o desenvolvimento da atividade.

Ao longo do ano de 2021, a CGE, por meio de sua Coordenadoria de Auditoria Interna, promoveu diversas ações voltadas para a implementação do IA-CM, como definição de projetos estratégicos relacionados ao fortalecimento da Auditoria Interna, a elaboração do Plano de Auditoria baseado em riscos, o redesenho do processo de Auditoria Interna referente ao serviço de avaliação com abordagem em riscos, a adoção de manuais e modelos de produtos estruturados, desenvolvimento do sistema de auditoria interna e melhoria em seu sistema de monitoramento, construção do Código de Conduta Ética dos Auditores Internos e da Política de Comunicação, dentre outras.

Buscando ainda promover uma melhor compreensão do IA-CM por parte dos órgão e entidades públicas estaduais, a CGE promoveu o seminário “Modelo IA-CM e Referencial Técnico da Atividade de Auditoria Interna Governamental – padrões e boas práticas de convergência internacional da Auditoria Interna no âmbito do Poder Executivo Estadual”. A capacitação teve como objetivo fomentar a integração e harmonização da função de auditoria interna governamental no âmbito do Poder Executivo Estadual, por meio das normas e boas práticas nacionais e internacionais da atividade.

Referencial Técnico da Atividade de Auditoria Interna Governamental

 

Para marcar o encerramento das atividades do ano de 2021, a CGE, publicou, na segunda-feira (27), o Referencial Técnico da Atividade de Auditoria Interna Governamental do Poder Executivo Estadual. A publicação tem como propósito estabelecer princípios, conceitos e diretrizes que nortearão a prática da auditoria interna governamental, além de fornecer uma estrutura básica para o aperfeiçoamento de sua atuação, com a finalidade de agregar valor à gestão dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual.

Vale registrar o importante e já consolidado trabalho da Controladoria Geral da União (CGU) na temática de auditoria interna governamental, com a publicação de normativos convergentes com as melhores práticas nacionais e internacionais de auditoria interna, a exemplo do Referencial Técnico e do Manual de Orientações Técnica da Atividade de Auditoria Interna Governamental do Poder Executivo Federal. Esses normativos influenciaram fortemente o Referencial técnico da Atividade de Auditoria Interna Governamental do Poder Executivo Estadual.

Clique aqui para acessar.