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CGE apresenta resultado da avaliação dos serviços da Coordenadoria de Tributação da Secretaria da Fazenda

5 de janeiro de 2022 - 14:34

Este é o segundo serviço avaliado da Secretaria da Fazenda (Sefaz). O primeiro foi a emissão do Imposto de Transmissão causa Mortis e Doação (ITCD)

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) apresentou, nesta quarta-feira (05), para representantes da Secretaria da Fazenda (Sefaz) o resultado da pesquisa de avaliação dos serviços prestados pela Coordenadoria de Tributação da Sefaz.

A avaliação, realizada com o apoio do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), foi aplicada pela Central de Atendimento Telefônico 155 com profissionais que utilizaram o serviço em 2020 e 2021.

A iniciativa, além de cumprir a Lei de Proteção e Defesa do Usuário de Serviços Públicos – Lei nº 13.460/2017, procura obter sugestões sobre o que pode ser melhorado, na visão do usuário, e enxergar possibilidades para desburocratizar e simplificar os serviços.

Participaram da reunião o secretário executivo da CGE, Marconi Lemos, o articulador de Ouvidoria da CGE, Jean Lopes, a secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sefaz, Sandra Maria Olimpio Machado, e o ouvidor e assessor de controle interno da Sefaz, Jurandir Gurgel Gondim Filho. Também estiveram presentes as auditoras fiscais adjuntas, Maria do Socorro Silva de Sousa e Celia Soares.

Avaliação de Serviços 

A CGE, em parceria com o Ipece, vem realizando, desde outubro de 2020, pesquisas de avaliação dos serviços disponibilizados pelo Governo do Estado do Ceará aos cidadãos. O objetivo da ação é promover a melhoria dos serviços e políticas públicas por meio de uma avaliação criteriosa de qualidade realizada pelos usuários. O resultado das pesquisas fica disponibilizado no Ceará Transparente, na página Avaliação de Serviços.

Em 2021, a CGE disponibilizou o Manual de Avaliação dos Serviços Públicos. O documento tem como objetivo nortear os órgãos e entidades do Estado do Ceará na aplicação de avaliações quanto à qualidade de seus serviços ofertados aos cidadãos.