Ouvidoria do Estado do Ceará celebra seus 25 anos de criação a serviço do cidadão

16 de maio de 2022 - 12:59

A data foi marcada pela disponibilização do Relatório de Gestão de Ouvidoria 2021

Nesta segunda-feira (16), a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE) lembra os 25 anos de criação da Ouvidoria Geral do Estado, instituída em 14 de maio de 1997. O órgão criado para servir como elo entre o cidadão e a administração pública estadual, hoje tem suas funções desempenhadas pela CGE, que trabalha pela conscientização do cidadão sobre seu direito de participar da gestão pública.

Para marcar a data, o órgão central de controle interno do Estado está disponibilizando, nesta segunda-feira (16), o Relatório de Gestão de Ouvidoria 2021. O documento traz um compilado de informações ligadas a oferta  e execução do serviço de Ouvidoria nos órgãos e entidades estaduais ao longo do último ano. Clique aqui para acessar a publicação.

Conheça a nossa história

Criada em 1997, a Ouvidoria Geral do Estado do Ceará passou por duas grandes mudanças, a primeira em 2001, quando integrou a Secretaria da Ouvidoria Geral e do Meio Ambiente (Soma), acumulando funções e projetos voltados ao desenvolvimento e sustentabilidade ambiental, e a segunda em 2009, quando passou oficialmente a se chamar Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado. Desde então, a CGE possui uma coordenadoria especial para tratar os assuntos ligados ao controle social no Estado.

De acordo com a Coordenadoria de Ouvidoria da CGE, desde 2008, o serviço de Ouvidoria do Estado registrou cerca de 710.619 manifestações, sendo 93.012 só no último ano de 2021. Atualmente, o serviço de Ouvidoria disponibiliza aos cidadãos para o registro de suas manifestações, recursos telefônicos, da rede mundial de computadores e atendimento presencial.