CGE realiza auditoria interna no processo de licenciamento ambiental da Semace

1 de julho de 2022 - 10:21

A atividade tem como principal finalidade contribuir com o aprimoramento da gestão pública

Buscando tornar mais efetivos os instrumentos da Política Ambiental no Estado do Ceará, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) está iniciando uma auditoria de desempenho na Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). A atividade tem como foco avaliar o processo de Licenciamento Ambiental.

A auditoria de desempenho na Semace será realizada em três etapas específicas:

– Planejamento, onde a equipe de auditoria entenderá o contexto da organização, bem como analisará o processo de licenciamento ambiental, identificando seus possíveis riscos, os controles internos existentes e todas as informações que subsidiarão a definição das questões de auditoria, assim como os critérios que serão utilizados na atividade;

– Execução, onde os auditores da Coordenadoria de Auditoria Interna da CGE irão aplicar os procedimentos de auditoria, visando responder às questões formuladas no planejamento;

– Comunicação dos resultados, onde serão apresentados e debatidos com a Semace os resultados da auditoria, buscando soluções para mitigar os riscos e aperfeiçoamento do processo de licenciamento ambiental no Estado.

A atividade será executada com base em riscos, observando as melhores práticas internacionais aplicadas à Auditoria Interna.  A CGE Ceará vem implementando metodologia de trabalho focada na melhoria dos processos de governança, gerenciamento de riscos e controles internos dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, protegendo e agregando valor às organizações.

Para que serve uma auditoria interna governamental no setor público?

A atividade tem como principal finalidade contribuir com o aprimoramento da gestão pública, a partir do fornecimento de serviços de avaliação e de consultoria baseados em riscos. Quer saber mais? Acesse o Referencial Técnico da Atividade de Auditoria Interna do Poder Executivo do Ceará.

Entenda o processo de licenciamento ambiental da Semace.

Saiba mais sobre o Modelo IA-CM.