CGE aprova Código de Ética da Carreira de Auditor de Controle Interno

26 de dezembro de 2022 - 14:28

Após construção coletiva, foi aprovado o Código de Ética do Auditor de Controle Interno da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE). Publicado por meio da Portaria CGE Nº 116/2022, o Código já está disponível para consulta no site do órgão.

A criação do normativo foi pensada considerando a importância da ética para o desenvolvimento das atividades do Auditor de Controle Interno, especialmente, no âmbito do processo de implantação de um programa de integridade que tem entre as suas diretrizes a promoção de uma cultura ética e de probidade.

Construção Coletiva

Em 2021, a Comissão Setorial de Ética Pública da CGE apresentou e levou para consulta uma peça formalizada de um código específico, alinhado com a atuação dos auditores de controle interno. A proposta inicial do normativo foi levada para uma ampla discussão entre todos, para que o Código de Ética viesse a refletir o desejo democrático da comunidade.

A Comissão Setorial de Ética da CGE disponibilizou um formulário para receber as sugestões sobre a proposta apresentada, em que todos pudessem deixar suas sugestões. O normativo foi construído de forma colaborativa, com consultas para a participação dos auditores de controle interno.

Após consolidação do documento final, contendo já a contribuição de todos, o trabalho de construção do Código de Ética do Auditor de Controle Interno passou por sua última etapa por meio da definição, por parte da Gestão Superior da CGE, do veículo normativo apropriado a sua veiculação, que foi a portaria publicada.