15 anos da Central de Atendimento Telefônico 155

26 de janeiro de 2023 - 16:03


A Central de Atendimento Telefônico 155 completa hoje, 26 de janeiro, 15 anos de atividades a serviço da população cearense. Localizada no município de Canindé, a Central foi criada em 2008 para atuar como canal de comunicação do cidadão com o Governo do Estado do Ceará e é responsável por orientar os cidadãos acerca dos serviços públicos e políticas públicas. Também é responsável por registrar manifestações de ouvidoria e solicitações de informação. Conta com a atuação de 19 teleatendentes que são constantemente elogiados pelo seu público. Apenas em 2022, a Central de Atendimento 155 recebeu 86 elogios, o que representa 74% dos elogios recebidos pela CGE.

O Secretário de Estado Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Aloísio Carvalho, que proporcionou a inauguração da Central em 2008, fez questão de parabenizar a central “A Central de Atendimento 155, em Canindé, completa hoje 15 anos. Simbolicamente é uma data especial, haja vista que representa um marco, uma passagem de fase na vida dessa unidade administrativa da CGE tão essencial para a sociedade e para o cumprimento de nossa missão. Assim, quero registrar meus cumprimentos pela passagem e agradecimentos à equipe que conduz as atividades da Central, cumprindo com competência de nível diferenciado as atribuições que lhe foram designadas em prol do povo cearense”.

A Orientadora de Célula da Central 155, Zeneide Araújo, afirma: “E hoje a Central 155 faz história. São 15 anos de serviços dedicados ao atendimento humanizado. Em 26 de janeiro de 2008 houve toda a atenção do governo em implementar essa política pública que proporciona o fomento, a cidadania por meio do tridígito 155 e possibilita a participação efetiva do cidadão nas demandas relacionadas ao poder executivo estadual, seja sugerindo, reclamando, denunciando, informando ou elogiando. Sou grata por contribuir na construção desse processo, que rompe limites geográficos e padrões na busca de otimizar a escuta ativa e a resposta às pessoas que anseiam um serviço de qualidade e um atendimento de excelência. E essa história permeia a minha própria, o meu crescimento profissional e pessoal, confirmando que podemos ressignificar os meios e possibilitar ferramentas de acesso à população. Parabéns à Central 155, aos idealizadores desse projeto e a todos que trabalham, direta e indiretamente, para a melhoria contínua do serviço 155”.

A Central 155 em números

Ao longo de seus 15 anos a serviço do cidadão cearense, a Central 155, por meio de seus profissionais, atendeu a mais de 1,4 milhões de ligações. Só no último ano, 2022, foram realizadas em torno de 134 mil atendimentos, que resultaram no registro de 78 mil manifestações de ouvidoria e acesso à informação e de 5 mil consultas. Ao longo de 2022, a Central foi ainda uma importante ferramenta para a aplicação das avaliações dos serviços públicos do Governo do Estado do Ceará, promovidas pela CGE.

A Central de Atendimento Telefônico 155 disponibiliza atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, sem custo para o cidadão.