Equipe da CGE se reúne com a SSPDS para o planejamento da Auditoria Interna 2023

23 de março de 2023 - 15:31

Na última quarta-feira (22/03) a CGE esteve na Secretaria de Segurança Pública (SSPDS) para apresentação do trabalho que será realizado no âmbito do planejamento da auditoria interna para o ano de 2023. A SSPDS foi um dos órgãos selecionados, com base em fatores de risco, pela CGE para possível realização de auditoria interna no ano vigente.

Estiveram presentes, representando a CGE, o Secretário Executivo, Marconi Lemos e os auditores de controle interno Emiliana Leite, Bruno Lôbo, Carlos Ernesto e Henrique Calenzo, e pela SSPDS, o Secretário Executivo de Planejamento e Gestão, Adriano Sales, além dos servidores Alexandre Moreira e Ivnna Nunes.

Na reunião realizada foram apresentados o propósito da auditoria interna governamental, bem como a metodologia de seleção dos órgãos e entidades e do macroprocesso/processo que poderá ser objeto de auditoria interna na SSPDS.

Qual é o trabalho que será realizado na SSPDS?

O trabalho que será desenvolvido faz parte do planejamento anual da Coordenadoria de Auditoria Interna – Coaud e consiste resumidamente em obter o entendimento do contexto da SSPDS, tais como sua missão, visão, estrutura orgânica, atribuições, seus macroprocessos chaves, força de trabalho, programas governamentais e outros, bem como selecionar com base em risco o macroprocesso/processo como objeto da auditoria de desempenho.

De acordo com a articuladora da Coordenadoria de Auditoria Interna: “A metodologia aplicada nesse trabalho tem como base o alinhamento às normas internacionais de auditoria interna, bem como a implementação do modelo IA-CM na CGE”. Destaca ainda que esse trabalho tem como potencial selecionar objetos de auditoria que representam relevância estratégica para o poder executivo estadual, com vista agregar valor aos órgãos e entidades no atingimento dos seus objetivos institucionais.

Propósito da Auditoria Interna Governamental
Auditoria Interna Governamental é uma atividade independente e objetiva que presta serviços de avaliação e de consultoria, com o propósito de agregar valor e aprimorar a atuação dos órgãos e entidades do Poder Executivo, auxiliando-os no alcance de seus objetivos, com a melhoraria dos processos de governança, gerenciamento de riscos e controles internos.