CGE realiza reunião para orientação sobre gerenciamento de riscos na EGP

27 de fevereiro de 2024 - 11:57

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) promoveu, na última segunda-feira (26), uma reunião junto à Direção da Escola de Gestão Pública (EGP), para apresentar o serviço de consultoria em gestão de risco que vem sendo disponibilizado pela CGE nos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual.

A coordenadora de Auditoria Interna da CGE, Ana Luiza Cruz, destacou a importância do tema. “O gerenciamento de riscos nas instituições é fundamental para apoiar a tomada de decisão por parte do gestor para reduzir as ameaças que possam impactar na entrega dos serviços e produtos à sociedade. Por esse motivo, a CGE está aperfeiçoando o serviço de consultoria para apoiar os órgãos e entidades do poder executivo na implementação da gestão de riscos nas suas unidades”. 

A apresentação foi realizada pelo auditor de controle interno da CGE, Wescley Silva, e contou com a participação da Diretora da EGP, Dulce Lucena, de gestores da Assessoria de Controle Interno, da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional e da Coordenadoria Jurídica da EGP.   

O auditor da CGE apresentou o serviço de consultoria, os normativos vigentes sobre a gestão de risco no Poder Executivo Estadual, as orientações gerais para sua implementação, bem como os benefícios decorrentes da gestão de risco nas organizações. 

O que é o gerenciamento de risco e quais seus benefícios? 

É um processo contínuo que consiste no desenvolvimento de um conjunto de ações destinadas a identificar, analisar, avaliar, priorizar, tratar e monitorar eventos capazes de afetar os objetivos, processos de trabalho e projetos da organização. Tem como principais benefícios: 

– Preparar a organização para, em determinadas situações, se antecipar na escolha das alternativas mais viáveis a fim de que determinada ocorrência negativa seja minimizada ou até mesmo evitada;
– Apoiar o gestor na tomada de decisões;
– Otimizar a alocação de recursos a fim de alcançar os objetivos institucionais;
– Estimular a transparência organizacional e contribuir para o uso eficiente, eficaz e efetivo de recursos;
– Comunicar e engajar adequadamente os dirigentes e o corpo funcional. 

Clique aqui e acesse o Decreto Estadual nº 33.805/2020, que define a Política de Gestão de Riscos. 

Clique aqui e acesse a Portaria CGE nº 05/2021, que dispõe sobre a Metodologia de Gerenciamento de Riscos do Poder Executivo Estadual.