Comunicação Não Violenta é tema de capacitação promovida pela CGE

28 de agosto de 2024 - 16:21

Esta foi a primeira turma do curso, que terá uma segunda turma exclusiva para o órgão no mês de setembro

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará promoveu, neste mês de agosto, a primeira turma da capacitação em Comunicação Não Violenta, em parceria com a Escola de Gestão Pública (EGPCE). O tema é um dos focos para capacitação de servidores do órgão no ano de 2024.

O curso foi ministrado pela servidora da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Maria Iara Henrique Palácio, e abordou aspectos relacionados ao desenvolvimento das habilidades de comunicação para transformação da maneira de se comunicar e cultivar relações mais respeitosas e produtivas.

A assessora jurídica da CGE, Ana Zélia Cavalcante, compartilhou sua experiência com a capacitação em Comunicação Não Violenta. “O curso, organizado pela CGE, com o compromisso de qualificar seus servidores, trouxe benefícios significativos para minha vida pessoal, além de desenvolver competências essenciais para minha atuação profissional. Aprendi que, para me comunicar bem com os outros, primeiro preciso aprender a me comunicar bem comigo mesma. Esse foi um grande ensinamento! Espero que outros servidores tenham a mesma oportunidade que eu tive e, mais do que isso, se permitam participar das próximas turmas sobre esse tema.”

Outra profissional que ressaltou a importância da capacitação foi a articuladora de Auditoria Interna da CGE, Emiliana Leite. “O autoconhecimento, a compreensão do comportamento e a maneira de agir do outro são elementos fundamentais para a prática da Comunicação Não Violenta, promovendo relações saudáveis tanto no ambiente de trabalho quanto na vida pessoal.”