Palestra Direitos e Cidadania LGBTI+ marca a IV Reunião da Rede de Ouvidorias do Estado do Ceará

28 de agosto de 2024 - 15:36

Nesta quarta-feira (28), a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) realizou a IV Reunião da Rede de Ouvidorias do Governo do Estado do Ceará. O evento foi enriquecido pela palestra “Direitos e Cidadania LGBTI+: Construindo uma Ouvidoria Inclusiva”, ministrada por Ivna Costa, ouvidora da Secretaria da Diversidade do Estado. 

A iniciativa teve como principal objetivo fortalecer o papel da ouvidoria no atendimento à população LGBTI+, destacando a importância de um serviço que, além de reconhecer e garantir os direitos dos cidadãos, seja capaz de acolher, de forma sensível e eficaz, as demandas e denúncias provenientes da comunidade.  Durante a palestra, a ouvidoria da Sediv destacou ainda a necessidade de uma rede de apoio composta por profissionais qualificados, preparados para realizar atendimentos especializados que respeitem as especificidades e as vulnerabilidades das pessoas LGBTI+. 

O evento também foi marcado pela presença Secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna, Marcelo Monteiro, que teve a responsabilidade de recepcionar os profissionais das ouvidorias setoriais, proferindo a fala de abertura.

Trabalhos 

Ainda durante a IV edição da Reunião da Rede de Ouvidorias, foi realizado o painel “Ouvidoria em Prática: Satisfação do Cidadão”, mediado por Benevides Lôbo, articulador de Ouvidoria da CGE, com a participação dos ouvidores do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, e da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo. 

A programação da reunião também incluiu a apresentação dos resultados da ação Ouvidoria Ativa nos municípios de Banabuiú, Solonópole, Jaguaretama, Milhã, e Dep. Irapuan Pinheiro, realizada em apoio à implementação do Projeto Malha d’Água, da Secretaria dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará. 

Encerrando o encontro, a equipe da Coordenadoria de Ouvidoria apresentou uma proposta para a construção conjunta de um Código de Ética voltado para os ouvidores estaduais.