CGE participa de Fórum Regulação e Cidadania com foco no uso da linguagem simples
18 de setembro de 2024 - 14:23
A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) esteve presente, na terça-feira (17), na 32ª edição do Fórum Regulação e Cidadania, promovido pela Ouvidoria setorial da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce). O evento teve como objetivo destacar a Linguagem Simples como uma ferramenta essencial para transformar a comunicação governamental, tornando-a mais clara, acessível e transparente para todos os cidadãos.
Representando o governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas, o secretário executivo da CGE, Marconi Lemos, participou da mesa de abertura, ressaltando a relevância do tema para o aperfeiçoamento da gestão pública e das políticas do Estado.
Também participaram da mesa de abertura, o presidente da Arce, João Gabriel Rocha, e da ouvidora-chefe, Daniela Cambraia. O momento também contou com a participação da Rede de Ouvidorias do Estado do Ceará.
Como parte da programação do evento, a orientadora da Célula de Monitoramento das Demandas da Sociedade da CGE, Caroline Gabriel, apresentou como caso de sucesso, a adaptação da Carta de serviço do Cidadão, realizada em parceria com o Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará, o Íris, e a Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado.
“A Linguagem Simples é uma mais uma forma de democratização, pois quando a população consegue entender o que ler, também conseguirá utilizar a informação para fomentar o controle social. É direito do(a) cidadão (ã) entender as informações governamentais”, pontou.
Também participaram da programação do evento, o gestor de portfólio do Íris, Filipe Costa, e a agente de Inovação em Linguagem e membro do Linguagem Simples Lab, Lígia Duarte.