CGE avança na implementação da Gestão de Riscos no Executivo Estadual
15 de outubro de 2024 - 15:06
A atuação ocorre por meio da prestação de consultorias voltadas à implementação da gestão de riscos em órgãos e entidades, como Seduc, Sesa, Sema e Semace
A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) tem intensificado suas ações de apoio aos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual na implementação da gestão de riscos. Nos meses de agosto, setembro e outubro, equipes de auditores da CGE realizaram consultorias estratégicas para promover a cultura de gestão de riscos, fortalecer a governança e garantir o alinhamento dos processos organizacionais aos objetivos institucionais.
Entre as instituições que já estão recebendo esse suporte estão a Secretaria da Educação (Seduc), a Secretaria da Saúde (Sesa), a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Nos respectivos processos de trabalho, as consultorias têm focado em áreas específicas como a realização de inventário anual de bens móveis, a gestão de contratos de gestão, a autorização ambiental e a apuração de denúncias ambientais.
Oficinas e metodologia aplicada
No final de setembro e começo de outubro, a CGE promoveu oficinas direcionadas aos grupos de trabalho desses órgãos e entidades. Nessas oficinas, os auditores compartilharam conhecimentos e ferramentas essenciais para o correto desenvolvimento da gestão de riscos, seguindo a Política de Gestão de Riscos e a Metodologia de Gerenciamento de Riscos ambas do Poder Executivo Estadual.
A metodologia aplicada durante as oficinas são dividida em etapas como entendimento do contexto do processo, identificação, análise, avaliação dos riscos e elaboração do plano de tratamento assegurando uma abordagem estruturada e efetiva. As primeiras oficinas realizadas focaram na etapa entendimento do contexto dos processos selecionado de cada órgão e entidade.
Wescley Silva, orientador da Coordenadoria de Auditoria Interna da CGE, ressaltou que as oficinas demonstram o forte engajamento e parceria entre os auditores e os grupos de trabalho dos órgãos. “Essa colaboração tem sido fundamental para a elaboração de produtos que garantam a implementação efetiva da gestão de riscos”, afirmou.
Próximas etapas e previsão de conclusão
As consultorias oferecidas pela CGE não param por aí. Estão previstas novas oficinas que abordarão as próximas etapas da metodologia de gerenciamento de riscos: identificação, análise e avaliação dos riscos, além da elaboração de planos de tratamento. Essas etapas são cruciais para a consolidação da gestão de riscos, permitindo uma visão ampla e preventiva sobre os possíveis desafios e oportunidades de melhoria.
A expectativa é que até o final do ano a CGE finalize todas as etapas das consultorias e entregue os relatórios completos aos órgãos e entidades envolvidos. “Nosso objetivo é concluir os trabalhos com excelência, fortalecendo a capacidade dos órgãos de mitigar riscos e entregar serviços públicos com mais qualidade”, reforçou Wescley Silva.
Quer saber mais sobre o serviço de consultoria:
https://www.cge.ce.gov.br/servico-de-consultoria/
O que é gestão de Riscos:
https://www.cge.ce.gov.br/gestao-de-riscos/