Bom desempenho: CGE libera três ouvidorias setoriais de validação de respostas

17 de outubro de 2024 - 14:00

Essa decisão é baseada no desempenho positivo dessas ouvidorias 

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) anunciou a liberação das ouvidorias setoriais da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP), Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (SEAS) e Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (IDACE) da etapa de validação das respostas ao cidadão, em reunião técnica realizada nesta quinta-feira (17).

Essa decisão é baseada no desempenho positivo dessas ouvidorias, avaliado pela Coordenadoria de Ouvidoria da CGE, que considerou aspectos como infraestrutura, desempenho do ouvidor e equipe, cumprimento dos prazos e qualidade das respostas.

O processo de validação das respostas, conduzido pela equipe da Célula de Gestão das Ouvidorias da CGE, envolve análise e possíveis ajustes nas respostas antes de serem enviadas ao cidadão. Com a nova decisão, as ouvidorias setoriais mencionadas estarão liberadas da validação na plataforma Ceará Transparente. No entanto, as respostas continuarão a ser avaliadas por amostragem após serem enviadas aos cidadãos, e a CGE poderá retomar a validação caso os bons resultados não sejam mantidos. 

Cenário da Rede de Ouvidorias do Poder Executivo Estadual

Para serem liberadas da validação da CGE, as ouvidorias setoriais precisam apresentar bons resultados em indicadores de resolubilidade e satisfação nos últimos seis meses, manter um relacionamento adequado com a equipe da CGE e a Rede de Ouvidorias, e não ter muitas manifestações devolvidas para correção.

Atualmente, do total de 68 ouvidorias setoriais, em 44 é realizada a validação das respostas ao cidadão pela CGE, e 24 são avaliadas mensalmente por amostragem. Fazem parte desse grupo: SEFAZ, CGD, SEINFRA, ESP/CE, CIDADES, CAGECE, SAP, NUTEC, ZPE, FUNTELC, CIPP, ADECE, FUNCAP, POLÍCIA CIVIL, CEE, METROFOR, ETICE, EGPCE, SEPLAG, ARCE, CASA MILITAR, AESP, SEAS e IDACE.

As manifestações do tipo denúncia não fazem parte desse fluxo e todas precisam passar pela validação da CGE, que reforça que sua equipe continuará à disposição para auxiliar os trabalhos das ouvidorias e garantir que os compromissos com o cidadão sejam mantidos.