Certificação em Ouvidoria: CGE inicia Módulo sobre o Sistema de Controle Interno
4 de agosto de 2025 - 15:52

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), com o apoio da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), iniciou, nesta segunda-feira (4), o Módulo V da Certificação em Ouvidoria – Turma VI. O tema desta etapa é “Sistema de Controle Interno do Poder Executivo”.
O curso, com carga horária de 15 horas-aula, é realizado presencialmente e segue até o dia 8 de agosto. Participam da formação ouvidores setoriais, assessores de controle interno, integrantes da CGE e representantes das ouvidorias setoriais de órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual.
O conteúdo do módulo contempla conceitos de governança e gestão, fundamentos constitucionais da função controle e macrofunções de controle interno. Também explora a atuação estratégica da CGE e suas áreas de trabalho, como auditoria interna governamental, controladoria, ouvidoria, correição, ética e transparência.
Temas como gestão de riscos, programas de integridade e prevenção ao assédio moral também fazem parte da programação. O objetivo é fortalecer as práticas de controle interno e aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população.
As aulas são ministradas pelo secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da CGE e auditor de controle interno, Marcelo Monteiro.
“O fortalecimento do Sistema de Controle Interno é fundamental para garantir uma gestão pública ética, eficiente e transparente. Ao capacitar os profissionais das ouvidorias, ampliamos a capacidade de prevenir riscos, aprimorar processos e oferecer serviços de maior qualidade para a população”, destacou.
A Certificação em Ouvidoria busca qualificar e certificar profissionais para atuarem com excelência, ética e transparência nas ouvidorias do Estado. Ao longo dos módulos, os participantes recebem uma formação abrangente sobre o papel das ouvidorias e sua interação com diversos processos institucionais, fortalecendo a Rede Ouvir Ceará e contribuindo para a melhoria contínua dos serviços públicos.
*Crédito de imagem: EGPCE.