Apresentação

10 de maio de 2011 - 13:06

O Controle Interno Preventivo consiste numa moderna metodologia de controle, baseada no gerenciamento dos riscos identificados nos processos organizacionais, com vistas à eficiência e regularidade da gestão. Tal mecanismo de controle é executado por meio do mapeamento, validação, implantação e monitoramento de processos, com foco em riscos.

O projeto de Controle Interno Preventivo encontra-se na sua fase inicial de implementação, e uma vez concluído, irá proporcionar uma maior segurança administrativa na tomada de decisão pelos gestores estaduais. Uma vez que deverá reduzir a ocorrência de desvios que venham a comprometer a eficiência no uso de recursos, a eficácia na disponibilização de bens e serviços e a conformidade legal dos atos administrativos. De outra parte, tal mecanismo de controle possibilitará a identificação e a disseminação de boas práticas de gestão observadas.

Como resultados esperados almejam-se:

  • Alcançar níveis satisfatórios de aderência aos pontos de controle preventivos implantados, assegurando o alcance de objetivos e metas governamentais;
  • Mitigar os riscos que afetam negativamente o processo de gestão e potencializar as oportunidades decorrentes de boas práticas observadas.

Como primeira ação do projeto, foram realizadas atividades de Análise e Modelagem dos Macroprocessos de Gestão de Contratos e Transferências de Recursos (transferências voluntárias realizadas por meio de convênios e instrumentos congêneres), cujos produtos serão as propostas dos novos fluxos, bem como a indicação para construção de ferramenta de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para acompanhamento dos processos.