Processos Gerenciados com Foco em Riscos

28 de outubro de 2014 - 14:53

Com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento da Administração Pública, e considerando em sua atuação as dimensões de riscos, custos e processos, a CGE está realizando, juntamente com a SEPLAG, SEFAZ, PGE e CASA CIVIL, a análise de processos críticos do Estado. 

No processo mapeado identificam-se as etapas e atores e é estabelecido o que deve ser feito, quem deve fazer e em que momento. Tudo funcionando de forma seqüenciada e lógica, com suporte de ferramenta informatizada voltada para o alcance de resultados e a conformidade legal dos atos praticados. 

Como ação primeira do projeto, foram realizadas atividades de Análise e Modelagem dos macroprocessos de Gestão de Contratos e Transferências de Recursos (transferências voluntárias realizadas por meio de convênios e instrumentos congêneres), cujos produtos foram as propostas dos novos fluxos e o desenvolvimento de nova ferramenta tecnológica que permita o acompanhamento de todas as etapas e fases de execução do referido processo. 

O segundo trabalhado, já iniciado, é a análise dos processos de Gestão de Pessoas que impactam na Folha de Pagamento do Estado, com a finalidade de garantir a qualidade do gasto público com pessoal, mitigando possíveis riscos e melhorando os mecanismos de controle.