Ouvidoria e Transparência: 11 anos de Central de Atendimento Telefônico 155 a serviço do cidadão cearense

25 de janeiro de 2019 - 09:42 # # #

A Central de Atendimento Telefônico 155 disponibiliza atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, sem custo nenhum para o cidadão

Na era da internet, com o uso crescente de aplicativos e mídias sociais, o atendimento recebido pelo cidadão por meio da Central de Atendimento Telefônico da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, a Central 155, continua sendo relevante e constitui um dos principais canais de recebimento de manifestações de ouvidoria e acesso à informação do estado. No ano de 2018, foram 110.164 ligações atendidas, com mais de 50 mil registros de ouvidoria e de transparência para o Governo Estadual.

Em 11 anos a serviço do cidadão cearense, a Central 155 registrou nesse período cerca de 670 mil manifestações. No último ano, dos mais de 50 mil registros realizados, 31.165 foram direcionados para a Ouvidoria e 19.449 para o Serviço de Informação ao Cidadão. É importante ressaltar que além dos registros de ouvidoria e de acesso à informação, as demais ligações recebidas pela Central foram para fornecer acompanhamento ou resposta das demandas registradas, além de outras demandas que foram recebidas, mas que seriam de responsabilidade de outros poderes.

“Os números alcançados pela Central 155 demonstram que atender com respeito e empatia o cidadão, com um contato mais humano e direto, torna o serviço de atendimento telefônico ainda bastante demandado. Após estes 11 anos de serviços dedicados à população cearense, é possível perceber que o cidadão valoriza o atendimento recebido pelo número 155 e sabe que pode ligar para registrar sua manifestação ou solicitação, ter um retorno ou mesmo realizar um acompanhamento”, destaca o secretário de Estado Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) respondendo, Marconi Lemos.

Criada em 26 de janeiro de 2008, a Central veio para universalizar o acesso ao serviço de Ouvidoria do Estado e permitir que o cidadão manifestasse sua opinião sobre a administração pública estadual, contribuindo para a qualidade e a transparência das ações do Governo do Estado. A Central de Atendimento Telefônico 155 disponibiliza atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, sem custo nenhum para o cidadão.