Participação e cidadania: Ouvidoria na Praça realiza prestação de serviços à população

21 de março de 2019 - 16:13 # #

A ação foi em homenagem ao Dia Estadual do Ouvidor

Permitir o diálogo aberto do cidadão com o poder público. Foi com essa missão, que nesta quinta-feira (21), aconteceu mais uma edição do “Ouvidoria na Praça”, para prestação de serviços para a população na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza. A ação marcou também a comemoração do Dia Estadual do Ouvidor, dia 16 de março.

Por meio da Controladoria e Ouvidoria Geral (CGE), o Governo do Estado reuniu órgãos estaduais e municipais para o acolhimento de manifestações de ouvidoria e solicitações de informação relacionadas ao estado e ao município de Fortaleza.

Além dos serviços de ouvidoria, o cidadão pôde solicitar a emissão de documentos com a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), receber orientações com a Maquete de Educação de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e se refrescar com a água fornecida pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Os bonecos Pingo e Gota também estiveram presentes para conscientizar sobre o uso sustentável da água.

Participaram também da ação as ouvidorias do Hospital de Saúde Mental, Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis).

Para o coordenador de Ouvidoria da CGE, Jean Lopes, a ação de hoje demonstra que cada vez mais a ouvidoria vem ganhando a credibilidade e visibilidade do cidadão. “A população vem percebendo que por este canal ela tem voz e pode efetivamente ser ouvida. Essas ações integradas, com a participação de diferentes instituições, e até o próprio modelo de rede que trabalhamos que associa diferentes entes e poderes, são um ganho para a população porque facilitam a manifestação do cidadão, que se sente acolhido e não precisa ser redirecionado”.