CGE realiza ação de Ouvidoria no metrô de Fortaleza

7 de agosto de 2019 - 16:40 # # # #

Equipes da CGE e do Metrofor estiveram hoje (07), na Linha Sul do metrô de Fortaleza, circulando no trajeto Fortaleza/Maracanaú/Pacatuba

Para aproximar cada vez mais a população do Governo do Estado, fomentando uma gestão pública participativa, a Controladoria e Ouvidorial Geral do Estado (CGE), em parceria com o Metrô de Fortaleza (Metrofor), realizou nesta quarta-feira (07), mais uma ação de Ouvidoria itinerante. A ação foi realizada na Linha Sul do transporte metroviário da cidade, responsável por fazer os trajetos Fortaleza/Maracanaú/Pacatuba.

Durante a ação, os profissionais da CGE e do Metrofor colheram manifestações de ouvidoria e solicitações de informações, e explicaram como utilizar os canais de acesso oferecidos pelo Governo do Ceará, onde o cidadão tem a oportunidade de opinar na elaboração de políticas públicas e propor melhorias em serviços básicos oferecidos pelo Estado. Além disso, a equipe aplicou uma pesquisa de avaliação de serviços, em que era possível avaliar o grau de satisfação dos usuários do metrô de Fortaleza.

Linha Sul

A senhora Osmarina Rodrigues, moradora do bairro Benfica, utiliza o metrô diariamente e fala da sensação de segurança no uso do transporte. “Eu me sinto muito segura aqui no metrô. Nunca fui importunada por ninguém. As estações são limpas, o trem faz o trajeto mais rápido, e uso para ir e voltar ao centro todos os dias. Estou muito satisfeita com o serviço”, avaliou.

A estudante Gabriela Albuquerque, 21 anos, utiliza o metrô há mais de um ano para ir para a faculdade. “Sou estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Maracanaú, e o metrô facilita o meu trajeto todos os dias e possibilita que eu estude em Maracanaú. Não teria condições de fazer este trajeto de carro, pelo gasto de gasolina, e de ônibus levaria muito tempo”, ressalta.

“Além disso, o metrô possui um bom serviço, com ar-condicionado funcionando, vagões e estações de qualidade. Acredito que a única coisa que sugeriria de melhoria é diminuir o tempo de espera entre um trem e outro, além de estar visível na estação os horários que cada trem irá passar”.

Nesta quinta-feira (08), a equipe da CGE estará na Linha Oeste (saída da Estação Moura Brasil), no trajeto que interliga o centro de Fortaleza ao município de Caucaia.

Saiba mais

A Linha Sul do Metrô de Fortaleza é a maior linha metroviária em operação no Ceará, em extensão, quantidade de estações e de passageiros transportados. Por dia útil, cerca de 34 mil pessoas utilizam este sistema, com suas 19 estações em operação e seus 24,1 quilômetros de extensão, interligando Fortaleza e as cidades de Maracanaú e Pacatuba, contemplando, assim, parte significativa da Região Metropolitana.

A Linha Sul atualmente funciona de segunda-feira a sábado, de 5h30 às 23h, e o tempo de espera pelo trens nas estações é de 17 minutos.

Serviço

Horário de início da Ação: 9h
08 de agosto – Linha Oeste (saída da Estação Moura Brasil)