Ceará Transparente ganha adaptações de linguagem simples voltadas para o serviço de Ouvidoria do Estado

28 de janeiro de 2021 - 09:16 # #

A página da Ouvidoria do Estado na plataforma Ceará Transparente passou por sua primeira adequação com a aplicação da técnica de linguagem simples. A ação segue as diretrizes de inclusão digital propostas pelo Governo do Ceará, para que todos os cidadãos possam ter acesso aos serviços públicos estaduais de forma eletrônica.

As alterações realizadas aconteceram no sentido de simplificação dos textos já existentes na página da Ouvidoria do Estado e ainda na reorganização de informações para o registro e acompanhamento de manifestações aos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual.

A orientadora da Célula de Monitoramento das Demandas da Sociedade (CEDES) e multiplicadora do Projeto Linguagem Simples na CGE, Caroline Gabriel, falou um pouco sobre a importância das mudanças.

“A aplicação da técnica de linguagem simples na plataforma Ceará Transparente tem o objetivo de deixar as informações mais claras, objetivas e acessíveis para os usuários da ouvidoria, evitando termos técnicos, jargões, construções complexas que pudessem dificultar a compreensão da informação, já que o nosso foco é o cidadão”.

Saiba mais

O aprimoramento da página da Ouvidoria na plataforma Ceará transparente é ainda uma das ações propostas pelo Projeto “Consolidação do uso de linguagem simples”, que compõe o Planejamento Estratégico da CGE para os anos de 2020 a 2022.