CGE apresenta processo de implementação do Programa de Integridade na SSPDS

23 de setembro de 2021 - 16:26

O órgão de segurança pública será a 13ª setorial do Estado a aderir o programa

O secretário de Estado Chefe da CGE, Aloísio Carvalho, esteve reunido, na tarde desta quinta-feira (23), com o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, para apresentar o processo de adesão e implementação do Programa de Integridade do Poder Executivo Estadual. A SSPDS é a 13ª setorial do Estado a aderir ao programa.

Estiveram presentes também no momento, o secretário Executivo da SSPDS, Samuel de Oliveira, e o secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna, Adriano Sales. Participaram ainda da reunião, técnicos da SSPDS e a equipe da Coordenadoria de Controladoria da CGE, responsável por gerenciar a implementação do Programa nos órgãos e entidades estaduais.

Entenda como funciona o Programa de Integridade do Poder Executivo

O Programa de Integridade será implementado a partir da aplicação de Diagnóstico de Integridade pela CGE, com a finalidade de conhecer o funcionamento dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, avaliar a estrutura de controle interno e identificar oportunidades de melhoria e fragilidades que possam impactar no alcance dos objetivos institucionais.

A partir do recebimento do Diagnóstico de Integridade, os órgãos e entidades avaliados irão elaborar o Plano de Integridade para suprir as eventuais lacunas identificadas.

A CGE, enquanto órgão central do Sistema de Controle Interno, coordenará a implantação do Programa de Integridade nos órgãos/entidades, orientando, validando e monitorando a aplicação dos instrumentos.