CGE realiza auditoria interna de desempenho na Sefaz

31 de janeiro de 2022 - 16:33

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) avançou em mais uma etapa no planejamento da auditoria interna de desempenho que vem sendo realizada na Secretaria da Fazenda (SEFAZ), com foco no macroprocesso de Monitoramento e Fiscalização do órgão.

A atividade está sendo realizada pela Coordenadoria de Auditoria Interna (Coaud) da CGE, que aplicou uma técnica de análise para identificar os cenários interno e externo, facilitando a elaboração do diagnóstico do macroprocesso Monitoramento e Fiscalização para  a compreensão da equipe de auditoria sobre esse objeto.

“No caso da Sefaz, a análise nos auxiliará a identificar os riscos do macroprocesso, visando focar a auditoria em questões mais relevantes para Gestão da Sefaz”, explicou o orientador da Célula de Auditoria de Desempenho, Wescley Silva.

Vale ressaltar ainda que a CGE vem passando por um processo de modernização em suas atividades de auditoria interna, utilizando como metodologia de trabalho o Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM).

“Essa auditoria na Sefaz é o primeiro trabalho que estamos realizando sob as diretrizes de atuação do modelo IA-CM, focando na melhoria de processos, nos aspectos de governança, gestão de risco e controles internos. Um diferencial da metodologia é interação direta entre os auditores e os gestores dos órgãos envolvidos. Isso nos auxilia bastante no desenvolvimento da atividade de auditoria interna”, fez questão de frisar o orientador.

“Para a articuladora da Coaud, Emiliana Leite, o planejamento de auditoria com base em risco é etapa fundamental para o sucesso da auditoria, visando o foco em assuntos mais relevantes para a gestão dos órgãos. Por isso, atualmente, é a etapa da auditoria interna que as equipes dedicam mais tempo de forma que possam construir conhecimento suficiente e adequado sobre o objeto examinado.”

A equipe responsável pela auditoria interna governamental na Sefaz é composta pelos profissionais que atuam na Coordenadoria de Auditoria Interna da CGE: Henrique Calezo, Ernani Lima, Wilma Marques, sob orientação de  Wescley Silva.

Para que serve uma auditoria interna govenamental no setor público?

A atividade tem como principal finalidade contribuir com o aprimoramento da gestão pública, a partir do fornecimento de serviços de avaliação e de consultoria baseados em risco. Quer saber mais? Acesse o Referencial Técnico da Atividade de Auditoria Interna do Poder Executivo do Ceará.