CGE realiza auditoria interna de desempenho na Polícia Militar

8 de abril de 2022 - 15:47

A atividade tem como principal finalidade contribuir com o aprimoramento da gestão pública

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) avançou em mais uma etapa no planejamento da auditoria interna de desempenho que vem sendo realizada na Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), com foco em um dos macroprocessos da PMCE.

Na última quinta-feira (07), foi realizada uma oficina pela equipe de auditoria da CGE com os gestores responsáveis pelo macroprocesso e o assessor de controle interno da PMCE, para  identificar os cenários interno e externo, facilitando a elaboração do diagnóstico institucional e a compreensão da equipe de auditoria sobre o objeto da auditoria.

Na ocasião, a equipe formada pelos auditores de controle interno, Daniel Costa e Antonio Mafra, acompanhados do orientador da Célula de Auditora de Desempenho, Wescley Silva, disseminaram o papel da auditoria interna, o seu campo de atuação, as etapas da realização do trabalho, conceitos gerais sobre gestão por processo e riscos organizacionais, bem como explanaram sobre a utilização da metodologia de análise SWOT para o planejamento da auditoria.

“A referida análise é uma técnica muito útil para a compreensão pela equipe do objeto de auditoria, a partir da análise do cenário interno (forças e fraquezas) e do cenário externo (oportunidades e ameaças). Essa técnica auxiliará a equipe a identificar os riscos do macroprocesso avaliado, visando focar a auditoria em questões mais relevantes para gestão da PMCE. Além de disseminar a relevância sobre gerenciamento de riscos dos processos nos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual “. Explicou o orientador da Célula de Auditoria de Desempenho, Wescley Silva.

A Coordenadora da Auditoria Interna, Ana Luiza Cruz, destaca que o trabalho de auditoria interna tem como foco a melhoria dos processos de governança, gestão de riscos e controles internos, visando auxiliar os órgãos e entidades no alcance dos seus objetivos institucionais, sendo importante a constante interação entre os auditores e os gestores do órgão durante todo o trabalho de auditoria.  A metodologia de trabalho é fruto da implementação da metodologia IA-CM.

Para que serve uma auditoria interna governamental no setor público?

A atividade tem como principal finalidade contribuir com o aprimoramento da gestão pública, a partir do fornecimento de serviços de avaliação e de consultoria baseados em risco. Quer saber mais? Acesse o Referencial Técnico da Atividade de Auditoria Interna do Poder Executivo do Ceará.