CGE disponibiliza Manual de Orientações Técnicas da Atividade de Auditoria Interna Governamental

30 de dezembro de 2022 - 12:03 #

O documento está disponível em versão digital no site do órgão

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE) disponibiliza, nesta sexta-feira (30), o Manual de Orientações Técnicas da Atividade de Auditoria Interna Governamental do Poder Executivo Estadual. O documento tem como objetivo detalhar as diretrizes contidas no Referencial Técnico da Atividade de Auditoria Interna Governamental, aprovado pela Portaria CGE nº. 114/2021.

O manual visa incorporar as normas e boas práticas de auditoria interna, nacionais e internacionais, uniformizando entendimentos e práticas da função auditoria interna governamental do Poder Executivo Estadual, respeitando a autonomia das demais unidades de auditoria interna governamental no que se refere à definição de seus métodos de trabalho, sistemas e modelos.

“O manual detalha os serviços de avaliação e consultoria, típicos da auditoria interna governamental. Também descreve cada etapa do processo, detalhando o planejamento da atividade, a execução do trabalho, a comunicação dos resultados e o monitoramento das recomendações”, explicou a coordenadora de Auditoria Interna da CGE, Ana Luiza Cruz.

O Manual de Orientações Técnicas foi elaborado pela equipe da Coordenadoria de Auditoria Interna da CGE: Emiliana Leite Filgueiras, Wescley Soares Silva, Bruno Jesus Martins Lobo, Guilherme Paiva Rebouças, Anastácia da Silva Santos e Daniel Sousa Costa. O documento é composto por seis capítulos e traz exemplos técnicos, modelos de documentos que auxiliam o processo.

Clique aqui e acesse a publicação.