CGE promove oficinas para selecionar processo das atividades de auditoria interna de 2023

10 de maio de 2023 - 14:18

As oficinas foram realizadas com a equipe da SRH, Pefoce, CBM e SSPDS

A Coordenadoria de Auditoria Interna (Coaud) da CGE avança no planejamento de suas atividades, em alinhamento às melhores práticas de auditoria interna.

A CGE realizou oficinas com a equipe técnica da Secretaria dos Recursos Hídricos, Perícia Forense do Estado do Ceará, Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social para a identificação dos riscos chaves relacionados ao macroprocesso das setoriais, com vista a selecionar um processo de trabalho em cada órgão, que será objeto de auditoria interna em 2023. Assim, a auditoria pode atuar em assuntos mais relevantes para as gestões dos respectivos órgãos, com foco em aspectos de governança, gestão de risco e controles internos, melhorando, assim, a entrega de serviços ao cidadão.

Vale ressaltar ainda que a CGE vem passando por um processo de modernização em suas atividades de auditoria interna, alinhando sua atuação às Normas Internacionais de Auditoria Interna, conforme estabelecido no Referencial Técnico e no Manual de Orientações Técnicas da Atividade de Auditoria Interna Governamental do Poder Executivo Estadual. Essa forma de atuação foca sobretudo em agregar valor às instituições públicas, tendo como diferencial a forte interação entre os auditores e os gestores dos órgãos envolvidos.

As equipes de auditoria foram compostas pelos auditores de controle interno da CGE, Antonio Sérgio Beltrão Mafra, Daniel Sousa Costa, Marcos Abílio Medeiros de Saboia, Wilma Marques de Oliveira, Ernani Lima Fernandes, José Ananias Tomaz Vasconcelos, Carlos Ernesto Saboia de Albuquerque e José Henrique Calenzo Costa, com a orientação dos trabalhos dos auditores Bruno Jesus Martins Lobo, Guilherme Paiva Rebouças e Wescley Soares Silva.

PARA QUE SERVE UMA AUDITORIA INTERNA GOVENAMENTAL NO SETOR PÚBLICO?

A atividade tem como principal finalidade contribuir com o aprimoramento da gestão pública, a partir do fornecimento de serviços de avaliação e de consultoria baseados em risco. Quer saber mais? Acesse o Referencial Técnico da Atividade de Auditoria Interna do Poder Executivo do Ceará.