Comissão Setorial de Ética Pública da CGE promove ciclo de palestra sobre teletrabalho e reflexões éticas

29 de agosto de 2025 - 12:01

A Comissão Setorial de Ética Pública da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) realizou, nesta sexta-feira (29), mais uma edição do Ciclo de Palestras sobre Ética e Teletrabalho. O objetivo promoveu reflexão e diálogo sobre condutas éticas no serviço público. O foco esteve nos desafios e nas transformações do trabalho remoto.

Com o tema “Teletrabalho em Foco: Benefícios, Desafios e Reflexos Éticos”, o encontro reuniu servidores e colaboradores da CGE. Estiveram presentes também o secretário executivo, Marconi Lemos, e o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna, Marcelo Monteiro, que ressaltou a relevância da iniciativa para o fortalecimento de uma cultura organizacional ética e orientada para o interesse público.

A programação contou com três palestras. A primeira, ministrada pelo auditor de controle interno e membro da Comissão Setorial de Ética Pública da CGE, Francisco Nauber Góis, trouxe o tema “Ética em um mundo diverso”, destacando como a pluralidade de visões e contextos exige posturas éticas cada vez mais conscientes e inclusivas na administração pública.

Na sequência, o analista de sistemas do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Carlos Henrique, abordou o tema “Teletrabalho com ética: responsabilidade, transparência e resultados”. O especialista apresentou experiências na implementação de soluções de governo digital e ressaltou a importância da confiança e do comprometimento dos servidores para que o modelo remoto alcance bons resultados.

Encerrando o ciclo, o engenheiro automotivo e professor Roney Malaguti participou de forma remota com a palestra “Engenharia sem Fronteiras: IA, manutenção preditiva e ética no trabalho remoto”. Com ampla experiência internacional, ele destacou como a inteligência artificial e a análise preditiva podem transformar processos, sem perder de vista os princípios éticos que devem nortear a atuação profissional remota.

O Ciclo de Palestras tem como propósito sensibilizar e orientar os servidores para a adoção de práticas éticas em diferentes contextos de trabalho, fortalecendo os valores institucionais e a confiança da sociedade na administração pública.