Gestão de Pessoas

 

 

A presente Política estabelece as diretrizes, os objetivos e as responsabilidades relacionadas à gestão de pessoas, em consonância com o planejamento estratégico, objetivos e metas institucionais da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), visando promover o desenvolvimento, a valorização, o engajamento e a satisfação dos servidores e colaboradores, contribuindo para a superação dos desafios estratégicos e institucionais do Órgão.

 

Relatório da Pesquisa Gestão de Pessoas/Clima Organizacional 2023 da CGE

 

 

A Pesquisa Gestão de Pessoas/Clima Organizacional 2023 da CGE, aplicada entre os meses julho e agosto do corrente ano, teve por objetivo conhecer a percepção de todos quanto a questões relacionadas ao clima organizacional, engajamento profissional, motivação e regime de trabalho, elucidando aspectos referentes ao alinhamento estratégico, motivação, gestão de pessoas, relações interpessoais no trabalho, as relações com gestores, colegas de trabalho e clientes, regime de trabalho x cultura organizacional x desempenho x socialização e ainda às expectativas relacionadas ao ambiente de trabalho, bem como sugestões dos colaboradores para melhorias no clima organizacional.

 

Gestão por Competências

 

A CGE em atenção as demandas oriundas do Planejamento Estratégico 2015-2022, em especial ao objetivo estratégico “fortalecer a gestão de pessoas”, vem avançando no desenvolvimento, aprimoramento e atualizações técnicas necessárias aos seus processos de gestão de pessoas.

 

Em 2019, uma das ações realizadas pela CGE foi a contratação de uma Consultoria para aplicação do Diagnóstico Organizacional na Gestão de Pessoas junto a seu corpo técnico profissional pra se abastecer de dados e percepções mais precisas a respeito de sua atuação nessa área.

 

Com a análise do resultado, foi possível identificar pontos de melhorias nos processos de capacitação, gestão por competências, avaliação de desempenho, ascensão funcional reconhecimento a servidores, qualidade de vida, clima organizacional e outros.

 

Em 2021, como reflexo do resultado do Diagnóstico Organizacional, a CGE contratou uma empresa de consultoria, Instituto de Avaliação, Gestão e Educação (IAGEE), para a implantação da Gestão por Competências no órgão, com o mapeamento de perfil profissional baseado em Conhecimentos, Habilidades, Atitudes e Resultados.

 

Além de mapear as competências organizacionais e profissionais dos cargos e funções da CGE, gerando a matriz de competências da CGE, a consultoria elaborou proposta para instituir o modelo de gestão por competência no órgão e entregou o relatório final com recomendações técnicas para a CGE.

 

Em 30/06/2023, a CGE publicou a Portaria N° 71/2023 que dispõe sobre o Programa Gestão por Competências, considerando que o referido Programa foi apresentado e aprovado na 228° Reunião do Comitê Executivo da CGE realizada em 05 de dezembro 2022.

 

 

Programa de Aperfeiçoamento e Certificação Profissional

 

Este programa contempla a oferta de cursos de extensão, congressos, seminários e simpósios, definido a partir do levantamento das necessidades de capacitação dos servidores, em consonância com as competências organizacionais e profissionais da CGE, considerando a disponibilidade de recursos financeiros e as prioridades institucionais, conforme disposto na Portaria n. 132/2023 publicada no Diário Oficial do Estado de 31/10/2023. Além disso, a CGE, no âmbito do desenvolvimento de competências técnicas dos seus servidores, incentiva seu corpo funcional a almejar certificações profissionais e financiamento de cursos de pós-graduação stricto sensu e lato sensu, conforme previsto em legislações específicas.

 

A legislação que trata do financiamento dos cursos de pós-graduação para os servidores públicos do Poder Executivo do Estado do Ceará pode ser pode consultada nos links a seguir:

 

 

A realização dos eventos de capacitação é custeada com recursos do orçamento da CGE, bem como por meio de parcerias com outras instituições, tais como: Escola de Gestão Pública – EGP e Instituto Plácido Castelo – IPC.

 

No arquivo a seguir podem ser consultadas as informações relativas às capacitações, no atual exercício.