Política de Gestão de Pessoas
A Política de Gestão de Pessoas estabelece as diretrizes, os objetivos e as responsabilidades relacionadas à gestão de pessoas, em consonância com o planejamento estratégico, objetivos e metas institucionais da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), visando promover o desenvolvimento, a valorização, o engajamento e a satisfação dos servidores e colaboradores, contribuindo para a superação dos desafios estratégicos e institucionais do Órgão.
O presente documento está fundamentado nos seguintes instrumentos legais e normativos:
I – Estatuto do Servidor Público;
II – Lei Estadual nº 16.710/2018, que institui o modelo de gestão do Poder Executivo Estadual, e alterações posteriores;
III – Decreto Estadual nº 34.002/2021 – que altera a estrutura organizacional, aprova o regulamento e dispõe sobre os cargos de provimento em comissão da CGE;
IV – Planejamento Estratégico 2015-2022, da CGE, aprovado pela Portaria nº 98/2020;
V – Código de Ética e Conduta da Administração Pública Estadual, aprovado pelo Decreto nº 31.198/2013;
VI – Normas orientadoras de Gestão de Pessoas da CGE.
Gestão por Competências
A CGE em atenção as demandas oriundas do Planejamento Estratégico 2015-2022, em especial ao objetivo estratégico “fortalecer a gestão de pessoas”, vem avançando no desenvolvimento, aprimoramento e atualizações técnicas necessárias aos seus processos de gestão de pessoas.
Em 2019, uma das ações realizadas pela CGE foi a contratação de uma Consultoria para aplicação do Diagnóstico Organizacional na Gestão de Pessoas junto a seu corpo técnico profissional pra se abastecer de dados e percepções mais precisas a respeito de sua atuação nessa área.
Com a análise do resultado, foi possível identificar pontos de melhorias nos processos de capacitação, gestão por competências, avaliação de desempenho, ascensão funcional reconhecimento a servidores, qualidade de vida, clima organizacional e outros.
Em 2021, como reflexo do resultado do Diagnóstico Organizacional, a CGE contratou uma empresa de consultoria, Instituto de Avaliação, Gestão e Educação (IAGEE), para a implantação da Gestão por Competências no órgão, com o mapeamento de perfil profissional baseado em Conhecimentos, Habilidades, Atitudes e Resultados.
Além de mapear as competências organizacionais e profissionais dos cargos e funções da CGE, gerando a matriz de competências da CGE, a consultoria elaborou proposta para instituir o modelo de gestão por competência no órgão e entregou o relatório final com recomendações técnicas para a CGE.
- Anexo I – Glossário de Competências Organizacionais da CGE
- Anexo II – Glossário de Competências Profissionais da CGE
- Anexo III – Matriz de Competências da CGE
Programa de Capacitação
Este programa contempla a oferta de cursos de extensão, congressos, seminários e simpósios, definida a partir do levantamento das necessidades de capacitação dos servidores e colaboradores, em consonância com os requisitos de qualificação, considerando a disponibilidade de recursos financeiros e as prioridades institucionais. Além disso, o programa de capacitação abrange o financiamento de cursos de pós-graduação stricto sensue lato sensu para os servidores da CGE.
A legislação que trata do financiamento dos cursos de pós-graduação para os servidores públicos do Poder Executivo do Estado do Ceará pode ser pode consultada nos links a seguir.
A realização dos eventos de capacitação é custeada com recursos do orçamento da CGE, bem como por meio de parcerias com outras instituições, tais como: Escola de Gestão Pública – EGP e Instituto Plácido Castelo – IPC.
Nos arquivos a seguir podem ser consultadas as informações relativas às capacitações, por exercício.