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CGE promove oficina para construção dos Relatórios Setoriais de Ouvidoria de 2020

27 de novembro de 2020 - 15:24 # # #

A oficina teve como objetivo capacitar os ouvidores setoriais do Poder Executivo Estadual para construção dos relatórios gerenciais na área de Ouvidoria

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) encerrou, nesta sexta-feira (27), mais uma oficina para a construção de Relatórios de Ouvidoria 2020, promovida com o apoio da Escola de Gestão Pública do Estado (EGP). A capacitação, que teve início na segunda-feira (23), teve como objetivo capacitar os ouvidores setoriais do Poder Executivo Estadual para construção dos relatórios de gestão na área de Ouvidoria.

O instrutor da oficina e articulador de Ouvidoria da CGE, Jean Lopes, explica a importância dos Relatórios de Ouvidoria. “O principal objetivo desse instrumento de gestão é dar transparência das ações e dos resultados alcançados pela Ouvidoria, oportunidade que o ouvidor tem de forma alinhada com a gestão do órgão/entidade de apresentar sugestões de melhorias para o aprimoramento do serviço público, bem como apresentar os benefícios alcançados com o tratamento/atendimento das demandas de ouvidoria”.

Durante a capacitação, que foi realizada em cinco turmas, os ouvidores foram apresentados ao processo de elaboração do relatório de gestão, compreendendo sua estrutura e formato, indicadores, análise quantitativa e qualitativa a partir do perfil das manifestações registradas no Ceará Transparente, motivação e pontos recorrentes das demandas.

Relatórios de Gestão de Ouvidoria

O relatório de gestão de ouvidoria tem sua previsão legal na Lei Nacional n° 13.460/2017, que dispõe os direitos e deveres do usuário do serviço público e atribuições da Ouvidoria, no Decreto n° 33.485/2020, que regulamenta o Sistema Estadual de Ouvidoria e na Instrução Normativa de Ouvidoria n° 01/2020. Esses normativos disciplinam algumas regras para elaboração do relatório, tais como conteúdo, indicação de sugestões de melhorias, atesto do dirigente, publicização, prazo de entrega e o relatório como variável de avaliação de desempenho das Ouvidorias, dentre outras.