Quarto Módulo da certificação em Ouvidoria 2021 aborda a comunicação no ambiente de trabalho

21 de junho de 2021 - 16:56 # #

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) iniciou, nesta segunda-feira (21), o quarto módulo do Curso de Certificação em Ouvidoria 2021, que traz como tema “Comunicação e sua Efetividade no Espaço Laboral”. A capacitação, realizada com o apoio da Escola de Gestão Pública do Estado (EGP), está sendo ministrada por Augusto Cruz, pedagogo, especialista em Gestão de RH e em Educação à Distância.

“Geralmente, tendemos a olhar a comunicação como algo simples, fácil de se praticar, uma vez que passamos o dia nos comunicando das mais diversas formas. Mas, não é bem assim, tanto que, Peter Druker afirmou que 60% dos problemas administrativos, são problemas de comunicação. Problemas que surgem pela ausência da comunicação ou por uma comunicação malfeita, inadequada, praticada sem o devido cuidado. Estima-se que, em média, as organizações perdem quase 15 dias úteis de trabalho por problemas de comunicação.”

“Quando pensamos nas atividades diárias dos servidores, compreendemos a importância de uma comunicação que seja realmente eficaz, observando todos os seus cuidados, especialmente a arte de saber ouvir. Dessa forma, o objetivo do quarto módulo dessa formação, é capacitar os colaboradores para transmitir e receber informações técnicas/operacionais com segurança, de forma clara, objetiva e precisa, utilizando técnicas eficazes, no atendimento de clientes internos e externos, estando atentos para o nível da comunicação verbal e não verbal que praticam.”

Ao longo do módulo, que segue até a próxima segunda-feira (28), serão discutidos assuntos como: conceitos e elementos da comunicação; a comunicação eficaz; a comunicação não verbal; a comunicação no ambiente laboral; e credibilidade da comunicação.

O objetivo da Certificação em Ouvidoria é capacitar e certificar profissionais das setoriais do estado, por meio de abordagem de boas práticas de Gestão da Ouvidoria e sua interação com os mais diversos processos institucionais, objetivando o fortalecimento da atuação desse instrumento.