EnglishFrenchPortugueseSpanish
EnglishFrenchPortugueseSpanish

CGE celebra o Dia Internacional da Linguagem Simples e lança cartilha “Como usar a Linguagem Simples”

13 de outubro de 2021 - 15:17

A publicação do material marca o Dia Internacional da Linguagem Simples, comemorado no dia 13 de outubro

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) lança, nesta quarta-feira (13), a cartilha “Como usar a Linguagem Simples – Tornando as comunicações internas e com a sociedade mais fáceis de ler e entender”. A publicação do material, construído em parceria com o Laboratório de Inovação de Dados do Governo do Estado do Ceará (Íris), celebra o Dia Internacional da Linguagem Simples.

A cartilha “Como usar a Linguagem Simples” editada pela Célula de Monitoramento das Demandas da Sociedade da CGE, tem como objetivo facilitar o entendimento dos servidores e colaboradores quanto às atividades desempenhadas pelo órgão. “O material traz técnicas de linguagem simples que podem ser utilizadas pelos profissionais da CGE, em seu dia a dia, para tornar os resultados de suas atividades mais compreensíveis à população de um modo geral. Muitas vezes, ao buscar os serviços públicos, os cidadãos encontram dificuldades por não conseguir compreender o que está sendo disponibilizado”, destacou a orientadora da Célula e responsável pela seleção do material, Caroline Gabriel.

“Além disso, a publicação busca otimizar os serviços ofertados pela CGE, bem como atender ao projeto estratégico da CGE voltado para a consolidação do uso de linguagem simples no órgão. O projeto está estabelecido como um objetivo do Planejamento Estratégico da CGE 2015- 2022”, esclareceu ainda.

O que é Linguagem Simples?

A Linguagem Simples é, ao mesmo tempo, causa social e técnica de comunicação. Seu objetivo é tornar as informações mais fáceis de ler e entender. As pessoas conseguem encontrar rapidamente a informação, entendê-la e usá-la. O Governo do Estado do Ceará tem investido em ações para fomentar a linguagem simples em suas setoriais, por meio da criação do Íris.

“O Íris, como parte do Programa Linguagem Simples Ceará, vem trabalhando para disseminar essa técnica de comunicação no estado, por meio da simplificação de textos, da formação de servidores em oficinas de inovação em linguagem de governo e do engajamento na Rede Linguagem Simples Ceará. A CGE tem sido parceira importante do programa desde que ele surgiu”, destacou a coordenadora do Programa Linguagem Simples Ceará, do Laboratório Íris, Isabel Ferreira.
“Hoje, ao lançar a cartilha Como usar a Linguagem Simples, nesta data-símbolo, a CGE inspira outras instituições do Estado, mostrando seu empenho no uso e na propagação da Linguagem Simples e fazendo vibrar uma linguagem pública cada vez mais humana, cidadã, acessível e inclusiva”, reforçou a coordenadora.

Confira o material neste link: Cartilha “Como usar a Linguagem Simples”