CGE divulga Cartilha de Mediação de Conflitos em Ouvidoria

22 de setembro de 2023 - 08:54

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) está divulgando, nesta sexta-feira (22), a Cartilha Técnicas de Mediação de Conflitos em Ouvidoria. O documento tem por objetivo apresentar os princípios e as técnicas que deverão aplicadas na mediação de conflitos no tratamento das manifestações pelas Ouvidorias Setoriais no âmbito do Sistema Estadual de Ouvidoria.

Nas atividades de rotina da ouvidoria, a mediação ocorre de forma natural, e o ouvidor exerce esse papel de terceiro imparcial. Por muitas vezes o manifestante nem percebe a atuação da ouvidoria, pelo fato de não estar diretamente envolvido no procedimento. A ouvidoria realiza articulação e diálogo com as mais diversas áreas, em busca da solução de algum problema ou até mesmo de esclarecimentos, por meio de negociação, conciliação.

“A Cartilha de Técnicas de Mediação de Conflito em Ouvidoria é mais um produto da Coordenadoria de Ouvidoria pensado e elaborado para auxiliar os ouvidores em suas atividades que exigem diversas habilidades”, destacou a coordenadora de Ouvidoria da CGE, Larisse Moreira

O conteúdo da cartilha foi desenvolvido e adaptado a partir do material de capacitações ofertadas pela CGE, pela Controladoria-Geral da União e pela Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman, bem como de legislação e de trabalhos acadêmicos que abordam o tema.

E mais

A Cartilha Técnicas de Mediação de Conflitos em Ouvidoria foi incorporada às metas institucionais da CGE em face da importância do tema e da extrema necessidade de atuar com profissionais da Rede Estadual de Ouvidorias capacitados e engajados, em busca da mediação consensual de conflitos no âmbito do serviço público.

Clique aqui para acessar a Cartilha Técnicas de Mediação de Conflitos em Ouvidoria.