CGE marca presença na posse da ouvidora da Defensoria Pública do Estado

4 de setembro de 2023 - 10:34

Joyce Ramos é a primeira mulher quilombola a assumir a função. 

O secretário de Estado Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Aloísio Carvalho, representou o governador do Ceará, Elmano de Freitas, na cerimônia de posse da ouvidora da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPGE), realizada na última sexta-feira (01). 

Joyce Ramos, historiadora e ativista dos direitos humanos há mais de duas décadas, assume o comando da Ouvidoria da DPGE com a representatividade de ser mulher quilombola na função.  

“Meu primeiro ato vai ser lotar este auditório com os movimentos que participaram do processo no qual fui eleita para fazermos um planejamento coletivo e as entidades dizerem como a Ouvidoria vai atuar. Porque eu não ando só. Tenho um batalhão comigo e cheguei aqui como consequência das lutas do povo. Lutas que vêm de longe, sobretudo a do povo preto! Estou aqui por todos que clamam por uma justiça efetiva. E entendo q

ue a luta social e a luta institucional devem caminhar juntas”, adiantou a nova ouvidora.  

Responsável por gerenciar a Rede de Ouvidorias do Poder Executivo Estadual, o secretário Aloísio Carvalho, declarou apoio ao serviço prestado pela DPGE. “Essa casa tem nas mãos o destino das pessoas mais simples, porque a pobreza ainda é muito grande. E a Ouvidoria é o canal de acesso mais fácil que existe.” 

*Texto com informações e imagens da DPGE.