CGE capacita profissionais da Secretaria de Educação do Estado para a implementação da Gestão de Riscos

10 de julho de 2024 - 10:04

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), com o apoio da Escola de Gestão Pública do Estado (EGP), está promovendo mais um treinamento para preparar os profissionais dos órgãos e entidades estaduais para a implementação da gestão de risco em seus processos internos. Desta vez, o treinamento foi direcionado aos técnicos da Secretaria de Educação do Estado (Seduc).

O treinamento, realizado ao longo desta semana, dos dias 08 a 11 de julho, acontece no âmbito do Termo de Compromisso entre as duas instituições para a prestação de um serviço de consultoria, visando à implementação do gerenciamento de riscos na Seduc.

Responsável por conduzir o treinamento, o auditor de controle interno da CGE, Wescley Silva, destacou a importância da capacitação. “O treinamento sobre Gestão de Riscos tem sido uma experiência ótima para os gestores dos órgãos de diversas áreas como Patrimônio, Logística, Tecnologia, Alimentação Escolar que, além de obterem o conhecimento teórico sobre o assunto e normativos estaduais, estão tendo a oportunidade de colocar em prática esse conhecimento por meio de exercícios.

“A ideia é que esses gestores estejam ao final do treinamento preparados para implementação do gerenciamento de riscos nos seus processos com apoio da Assessoria de Controle Interno da Seduc”, frisou.

Durante o treinamento, os profissionais estão sendo introduzidos ao conteúdo teórico sobre gestão de risco, baseado nos modelos de referência e normativos do Poder Executivo Estadual. Isso inclui a metodologia para implementação da gestão de risco estabelecida pela Portaria CGE nº 05/2021. Além disso, está sendo abordada a parte prática da implementação do gerenciamento de riscos nos órgãos e entidades, utilizando o Guia Prático relacionado ao tema e os demais modelos e ferramentas necessários para essa implementação.

*Imagens: Rogério Bié (Assessoria de Comunicação da Seduc).